Case Study – APPACDM Castelo de Paiva – Residência Inteligente. A APPACDM de Castelo de Paiva possui um moderno lar residencial que acolhe cidadãos com deficiência mental. O edifício está dividido em 2 pisos, com 13 quartos. A mobilidade e o uso de sensores informativos são fundamentais para uma melhor comunicação entre a equipa prestadora de cuidados. Desta forma, aumenta a sua rentabilidade e a capacidade de resposta às necessidades dos utentes.

Necessidades

  • Recepção dos pedidos de chamada de enfermeira em qualquer ponto do edifício;
  • Necessidade da detecção da saída/entrada nos quartos durante o período noturno;
  • Registo em software dos pedidos de auxílio/alertas e das rondas noturnas efetuadas;
  • Comunicação de voz entre os cuidadores em qualquer zona do edifico;
  • Atendimento telefónico eficaz;
  • Redução de custos de comunicações;
  • Acesso à internet em todo o edifício;
  • Controlo do portão da rua a partir de qualquer local do edifício.

Solução

  • Integração do sistema de chamada de enfermeira com a rede telefónica;
  • Uso de sensores de movimento que detectam a eventual saída de utentes dos quartos durante o período da noite;
  • Implementação de um sistema telefónico DECT/IP, sem fios, com cobertura de sinal em todo o edifício;
  • Uso da tecnologia SIP Trunk para reduzir os custos de comunicações;
  • Implementação de uma rede WiFi com distribuição de sinal em todo o edifício, com separação de redes (trabalho, convidados) para uso dos funcionários, utentes e visitantes;
  • Instalação de um videoporteiro IP SIP, que permite ser atendido a partir de qualquer telefone (fixo ou sem fios).

Resultados

  • Maior rapidez na resposta aos pedidos de auxílio/alertas dos utentes;
  • Garantia de resposta a todos os pedidos de chamada de enfermeira;
  • Fornecimento de elementos métricos a quem gere;
  • Maior eficácia da resposta da equipa de cuidadores;
  • Facilidade de comunicação entre funcionários;
  • Atendimento telefónico eficaz e sem perda de chamadas;
  • Baixos custos de comunicações mensais;
  • Acesso ao serviço de internet em todo o edifício;
  • Diminuição do tempo de espera para quem pretende entrar no edifício.

Integração de sistemas

A solução desenhada passou pela integração de um sistema avançado de chamada de enfermeira, com a rede informática. Bem como, com o equipamento telefónico e com o videoporteiro.

Chamada de enfermeira

O sistema de chamada de enfermeira C-Teq, inicialmente instalado, dispunha apenas dos tradicionais “Quadros de Alvos”. Estavam distribuídos um por piso, o que rapidamente demonstrou ser ineficaz. Uma vez que os cuidadores eram obrigados a deslocarem-se à sala do pessoal no rés-do-chão, ou à copa no primeiro piso para identificarem o pedido de auxílio.

Do mesmo modo, tratando-se de um lar para utentes com deficiência mental, o uso de pêras de chamada nos quartos nem sempre é funcional. Isto é, uma parte dos utentes não as utiliza. Assim sendo, foi necessário recorrer ao uso de sensores, com o intuito de detectar o movimento dos utentes no quarto, principalmente durante o período nocturno.

Os quadros de alvos foram substituídos pelo sistema de chamada de enfermeira NUCA nurse call ®. Que não só procede ao registo informático de todos os pedidos efectuados pelos utentes, como também emite uma chamada telefónica para o telefone sem fios do cuidador. Esta transmite a informação do número do quarto e da cama/WC que está a chamar/alertar.

A integração informática permite o registo do serviço de rondas. Ou seja, sempre que é realizada uma ronda o cuidador marca a sua chegada e a sua saída do quarto.

O sistema de chamada de enfermeira além das pêras de chamada obrigatórias, possui sensores que permitem detectar o movimento no interior dos quartos. Estes sensores são cruciais durante o período nocturno, pois evitam a deambulação dos utentes.

Sistema telefónico sem fios

A mobilidade dos funcionários é imprescindível nesta actividade. O uso de telefones sem fios, com cobertura de rede em qualquer ponto do edifício foi essencial para incrementar a melhoria das comunicações internas e externas da instituição.

Foi instalada uma solução de comunicações de voz sem fios, baseada na tradicional tecnologia DECT, com cobertura total em todo o edifício. Como resultado, o staff está permanentemente contactável.

O uso de telefones sem fios permite receber todos os pedidos de chamada de auxílio dos utentes e/ou alertas dos sensores instalados nos quartos. Com apenas uma chamada telefónica automática, que reproduz uma mensagem de voz com a indicação do número do quarto e da cama/WC.

Para além do sistema automático de chamadas, o bom atendimento telefónico também é garantido pela rede DECT. Já que no caso de não estar nenhum funcionário disponível na recepção, as chamadas podem ser atendidas nos telefones portáteis.

A APPACDM Castelo de Paiva optou pela implementação de um serviço telefónico baseado na mais recente tecnologia SIP Trunk. Esta solução tem custos mais baixos do que o tradicional RDIS. Uma vez que trabalha em cima da fibra óptica ao contrário das tradicionais ligações de cobre, reduz substancialmente a probabilidade de avarias.

Videoporteiro IP SIP

Com a finalidade de garantir a segurança dos utentes, o portão de acesso ao edifício necessita de estar fechado. No entanto, o sistema tradicional de videoporteiro instalado com a obra, mostrou-se ineficaz. As queixas por parte dos familiares dos utentes, fornecedores e visitantes prendiam-se com o tempo de espera na porta da instituição.

Nesse sentido, procedeu-se à sua substituição por um videoporteiro IP SIP. Este ficou integrado com a rede telefónica, garantindo uma redução do tempo de espera. Visto que a chamada pode ser atendida num ou mais telefones, e em qualquer zona do edifício. Ou seja, a porta é comandada a partir destes.

Resultado final

O resultado final da implementação do sistema avançado de chamada de enfermeira NUCA nurse call ®, integrado com os diversos sistemas de comunicação e automação, foi muito satisfatório para a APPACDM de Castelo de Paiva.

Por consequência, permitiu um aumento da eficácia e da produtividade dos funcionários. Igualmente, uma maior segurança dos utentes e, simultaneamente, maior satisfação dos seus familiares.

A BCoTech cria e desenvolve soluções inteligentes, sustentáveis, técnicas e economicamente vantajosas. Para isso tem em conta as reais necessidades dos Clientes, de modo a que possam crescer e rentabilizar a sua actividade.

Continuaremos a ousar em fazer diferente. Continuaremos a pensar “fora da caixa”.

O nosso agradecimento à APPACDM Castelo de Paiva pela oportunidade e pelo apoio na realização do Case Study – APPACDM Castelo de Paiva – Residência Inteligente.

NUCA nurse call® by BCoTech sistemas avançados de chamada de enfermeira ao seu lado no presente e no futuro. Juntos somos mais fortes.

Nota: este texto não foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico

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