EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÃO
Os sistemas Avançados de Chamada de Enfermeira/Emergência dispõe de servidores de comunicações IP que permitem a intercomunicação baseada no standard SIP e a utilização de aparelhos telefónicos sem fios.
Nos sistemas tradicionais a comunicação era efetuada por mensagens escritas, que originam falhas e não contribuem para uma resposta mais rápida e eficaz. Os sistemas mais avançados utilizam chamadas telefónicas automáticas com guias vocais, que trabalham em ciclos até o pedido ser cancelado no local de onde foi originado.
INTERCOMUNICADORES IP SIP
Estes intercomunicadores trabalham com o protocolo de comunicação standard SIP, fazendo parte da LAN, o que facilita a instalação e a interligação com outros dispositivos SIP (telefones fixos, sem fios, APPs).
APARELHOS TELEFÓNICOS SEM FIOS
Devido ao tamanho e, por vezes, à arquitetura dos espaços o uso de aparelhos telefónicos sem fios por parte da equipa de enfermagem/cuidadores é fundamental para um bom desempenho e, consequentemente, garante um maior conforto para o paciente/utente.
Através de um simples telefone sem fios DECT, VoWiFi, Smartphone ou Tablet é possível dispor de um conjunto de informações e funções vitais a um bom desempenho da equipa de cuidadores:
- sempre contactáveis em qualquer compartimento
- receber automaticamente os pedidos de auxilio
- comunicar com os pacientes/utentes
- receber alertas diversos (ativação de sensores, lembretes de rondas)
- comunicar entre os colegas e/ou com o exterior
- atender intercomunicadores/videoporteiros e comandar a abertura de portas no telefone
- facilitar a comunicação dos pacientes/utentes acamados
Estas soluções de comunicações deverão ser baseadas na mais recente tecnologia IP e ser projetadas de acordo com a necessidade de cada cliente!