
Situada no Núcleo Empresarial Sarcol, em S. Mamede de Infesta
A BcoTech uma empresa de sucesso com o olhar no futuro
A BcoTech é uma empresa tecnológica especialista em diversas áreas: equipamentos de telecomunicações (servidores de Voz IP, centrais telefónicas, telefones IP), sistemas de chamada de enfermeira/ emergência sénior, controlo de acessos e building automation. Situada no concelho de Matosinhos, no Núcleo Empresarial Sarcol, a BcoTech é constituída por uma equipa multidisciplinar com mais de 20 anos de experiência na área tecnológica, cujo objectivo é identificar as reais necessidades das empresas e actuar de forma a supri-las. A BcoTech tem as suas soluções implementadas em micro, pequenas, médias e grandes empresas de todos os sectores de actividade em todo o país.
Segundo Rufino Silva, General Manager, “a BcoTech é um projecto que surgiu no tempo de crise. Após 12 anos de colaboração numa multinacional, fabricante de equipamentos telefónicos (centrais telefónicas/servidores de voz IP), quando esta decidiu reduzir a sua estrutura em Portugal, tive a oportunidade de repensar o meu percurso e considerei ter chegado o momento para criar um projecto meu, algo que adiei durante muitos anos por razões várias”.
Desta forma, Rufino Silva recorreu a um incentivo do IEFP, e criou uma estrutura que funcionou inicialmente na Exponor, tendo mudado as instalações para este espaço no Núcleo Empresarial Sarcol. Nas palavras do próprio,”eu gosto de considerar que se trata de uma estrutura minimalista, é esse o nosso objectivo, ser uma pequena grande empresa. O nosso propósito inicial prendia-se apenas com a instalação e manutenção de sistemas telefónicos, mas rapidamente percebi que esta ideia era redutora para o que eu tinha em mente desenvolver. Quem se dedicasse exclusivamente à instalação de sistemas telefónicos teria os dias contados, por diversos motivos. Porque os operadores estavam literalmente a mudar a sua estratégia, sob o ponto de vista do produto a oferecer; estavam a deixar de comprar sistemas telefónicos aos fabricantes e a prestarem um serviço baseado numa solução virtual, que lhes é francamente mais rentável. A concorrência era excessivamente grande, havendo centenas de comerciais dos operadores a fazer um processo exactamente diverso do meu. Era uma luta desigual, como David e Golias, e o fim estava à vista”.
Posto isto, Rufino Silva foi “forçado” a mudar a sua estratégia de negócio, “percebi claramente que tinha de mudar para não “morrer na praia”. E essa mudança teve a ver com a integração de outras áreas de negócio com a telefonia propriamente dita. Algumas delas são aplicações desenvolvidas na área da telefonia, aplicações por exemplo para envios de sms, gestão de tráfego telefónico, integração com softwares ERP (SAGE, PHC, Primavera, etc.). Melhoramos o produto que o fabricante nos disponibiliza. Outras operações foram sendo descobertas e implementadas ao longo dos tempos. Mas foi na área de apoio social que centrei a minha maior atenção. Fui assistindo à instalação de sistemas de chamada de enfermeira hospitalar em lares de idosos, e verifiquei que na maioria dos casos estes sistemas não se enquadravam à realidade dos mesmos. Para além de muito complexos e dispendiosos, não se encontravam adaptados às reais necessidades deste tipo de equipamento social. Assim, desenvolvemos um sistema pensado exclusivamente para as Estruturas Residenciais para Idosos. Surge o Yeasys eCares. Totalmente desenvolvido e fabricado em Portugal, e comercializado por nós.” A BcoTech neste momento actua a nível nacional na implementação dos sistemas de chamada de enfermeira/emergência sénior, sendo já uma referência no mercado de apoio social. De salientar, que a marca Yeasys é uma marca registada pela BcoTech, 100% portuguesa.
Outra área que trabalha é a de controlo de acessos, oferendo aos seus clientes uma solução completa com a integração telefónica. Neste momento, a BcoTech prepara-se para mais um desafio, o da automação empresarial.
Para além das parcerias com os principais fabricantes da área tecnológica, a BcoTech estabeleceu importantes parcerias junto dos operadores de telecomunicações permitindo eliminar as linhas tradicionais de cobre (RDIS e Analógicas), substituindo-as por soluções IP, consequentemente diminuído drasticamente os custos de comunicações.
Podemos considerar a BcoTech como uma empresa jovem, sólida, com um crescimento sustentável, e que se permite evoluir junto com o mercado, nas palavras do seu responsável “deixamos de ser uma empresa que se dedica apenas à componente telefónica, e tem hoje em dia um leque bastante alargado de soluções. Alguns dos projectos que implementamos contemplam todas as áreas tecnológicas num edifício. Esses trabalhos onde entramos vão desde a rede de cobre e fibra para toda a componente activa de rede (switching e rede wi-fi), equipamentos telefónicos (servidores de voz e telefones), controlo de acessos e CCTV, building automation (controlo de climatização e iluminação), passando pela chamada de enfermeira/emergência em alguns casos específicos.”
Relativamente ao futuro, Rufino Silva é peremptório ao afirmar que“vamos continuar a inovar e a crescer de forma a satisfazer as necessidades dos nossos clientes, e a acompanhar a evolução tecnológica do mercado empresarial.”