Chamada de enfermeira

Chamada de Enfermeira – a sua importância. As Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) em termos de infraestruturas sofreram uma grande alteração nos últimos anos. Houve uma crescente preocupação por parte dos responsáveis das mesmas em terem instalações que garantam o conforto, e a segurança dos seus utentes. Uma preocupação partilhada pelas autoridades que tutelam o sector.

O perfil dos utentes, também foi sofrendo alterações nos últimos anos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam cerca de 47,5 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de demência em todo o mundo. Sem dúvida, número que irá aumentar substancialmente nas próximas décadas. Sendo que cerca de 60% a 70% dos casos, o diagnóstico é Alzheimer. Surpreendentemente, em Portugal ainda não se conhecem estudos epidemiológicos que nos possam dar um retrato real da prevalência da patologia na nossa população. Desta forma, e tendo em conta o estudo elaborado pela Alzheimer Europe em 2019, serão mais de 193 mil casos diagnosticados.

A alteração do próprio paradigma social levou à institucionalização de muitos idosos. Os quotidianos de muitas famílias já não lhes permites terem junto de si os seus familiares idosos. Assim sendo, as ERPI passaram ser fundamentais para dar uma resposta à sociedade cada vez mais envelhecida.

Com os desafios actuais, e as marcas ainda recentes da pandemia, tornou-se evidente que a modernização das ERPI já não é um projecto para amanhã, mas um projecto de hoje.

Chamada de Enfermeira – a sua importância. O sistema de chamada de enfermeira é fundamental numa ERPI. Trata-se da “espinha dorsal” em termos de segurança para garantir um atendimento eficiente e eficaz às solicitações dos utentes. Uma vez que previne situações limite e de consequências nefastas quer para estes quer para a própria ERPI.

A plataforma NUCA nurse call® é uma solução tecnológica de suporte aos cuidados de residentes seniores com características e benefícios únicos. Entre os quais a redução de custos e a facilidade de utilização quer pelos utentes quer pela equipa prestadora de cuidados. A NUCA nurse call ® consegue juntar numa só plataforma os sistemas telefónico e informático, o sistema de chamada de enfermeira, controlo de acessos e CCTV. De tal forma que possibilita o melhoramento da resposta a todas as situações. Principalmente as mais críticas, por parte da equipa de cuidadores.

O seu software NUCA Server, web based, permite o registo todos os pedidos de chamada e alertas dos utentes, tal como, as rondas efectuadas pelos cuidadores. Bem como, fornece elementos métricos para uma melhor gestão. Permite, igualmente, a realização de relatórios personalizados. E dispõe de uma API (Application Programming Interface) para a integração com outros softwares, tais como o de registos de cuidados seniores. Ao mesmo tempo, disponibiliza “quadros de alvos” digitais, personalizados em ecrãs, que podem ser espalhados por diferentes zonas dos edifícios. Através da APP NUCA os cuidadores podem receber as notificações das chamadas/alertas em smartphones e/ou tablets. É uma importante ferramenta de gestão, pois possibilita uma avaliação da eficácia das intervenções e do custo de recursos humanos associado.

A NUCA nurse call ® foi pensada e desenhada tendo em conta as necessidades mais prementes das ERPI. Esta plataforma surge com o propósito de responder de forma incisiva às preocupações e anseios dos responsáveis destas estruturas.

Em síntese, é urgente tornar as ERPI funcionais e eficientes. Quer com propósito expresso de salvaguarda do bem-estar dos utentes, quer apostando numa gestão de qualidade dos serviços prestados. Particularmente quanto ao tempo de atendimento aos eventos de alerta.

Chamada de Enfermeira – a sua importância. Não só assegurar um serviço de qualidade e excelência aos utentes de uma ERPI, como também melhorar os procedimentos e apoiar na execução das tarefas dos prestadores de cuidados.

NUCA nurse call ® a tecnologia e a segurança ao serviço dos profissionais de cuidados seniores.

Nota: este texto não foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *