Numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) existem procedimentos complexos, os quais de forma simplista poderemos considerar coisas simples com importância.

Se reflectirmos as ERPI´s albergam um universo de acções diárias que passam despercebidas à maioria das pessoas. Mas que são de suma importância para todos os que vivem e trabalham na residência.

Actualmente, o mercado apresenta diversas soluções que têm o objectivo claro de facilitar o trabalho dos profissionais de geriatria. Estas soluções facultam ferramentas capazes de agilizar as rotinas diárias nas ERPI´s, e garantem uma maior segurança em termos de resposta imediata.

Uma solução integrada de alerta através de comunicação telefónica, visual e registos de eventos de situações de alerta e/ou chamada, fornece ferramentas fundamentais para a gestão da ERPI. Como a emissão de relatórios que permitem a confirmação da realização dos eventos de atendimento e/ou rotina. É um importante instrumento para a avaliação da eficácia das intervenções e do custo inerente em termos de recursos humanos.

Um sistema de vídeo-vigilância (CCTV) possibilita o registo de todos os acontecimentos ocorridos nas 24h/7dias nas instalações. Poderá funcionar, igualmente, como um elemento de prevenção de quedas. E, controla as entradas e saídas, assegurando que as pessoas não autorizadas não se ausentam das instalações.

O vídeo-porteiro tem dupla função: câmara de vigilância e intercomunicador. Proporcionando o controlo ao acesso às instalações, e monitorizando a segurança da porta de entrada. Com a possibilidade de um leitor de RFID integrado para a entrada das pessoas autorizadas de forma segura e, sem necessidade de chave. Uma das comodidades prende-se com o facto de ser possível responder sempre que tocarem à porta através do telefone sem fios.

O porquê da integração de todos os equipamentos com o sistema telefónico?

– Possibilita uma resposta imediata por parte dos auxiliares;

– Eficácia e rapidez nos procedimentos;

– Maior segurança.

Num Portugal envelhecido com necessidades e problemas bem distintos de há 20 anos atrás, as ERPI´s devem apostar na qualidade e na excelência das suas respostas. Posicionando-se na linha da frente em termos tecnológicos, e repensando as estratégias que permitam melhorar os serviços prestados aos seus utentes.

Porque a vida é feita de coisas simples com importância, a BCoTech ao seu lado no presente e no futuro.

Nota: este texto não foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *